Regiões do Brasil

Cavernas são encontradas em todas as partes do mundo, mas apenas uma pequena parte delas já foi explorada, catalogada e mapeada por espeleólogos. Os sistemas de cavernas documentados são muito mais frequentes nos países onde a espeleologia e a exploração turística ou esportiva são mais populares há muito tempo, como nos Estados Unidos da América, França, Itália e Reino Unido.

O Brasil é pioneiro no cadastro e gerenciamento de cavernas na América Latina. A distribuição conhecida de cavernas tende a mudar muito, à medida que a exploração de áreas cársticas por espeleólogos evolui. Conheça a distribuição de cavernas no Brasil.

Região Norte

AC | AM | AP | PA | RO | RR | TO
1.712 cavernas
Saiba mais...

Região Nordeste

AL | BA | CE | MA | PB | PE | PI | RN | SE
1.578 cavernas
Saiba mais...

Região Centro-Oeste

DF | GO | MS | MT
1.229 cavernas
Saiba mais...

Região Sul

PR | RS | SC
763 cavernas
Saiba mais...

Região Sudeste

ES | MG | RJ | SP
3.649 cavernas
Saiba mais...

A região é uma nova fronteira para a espeleologia com destaque para o Estado do Pará, principalmente na Serra dos Carajás e Serra das Andorinhas, além do Estado do Amazônas com as cavernas turísticas de Presidente Figueiredo e o Abismo Guy Collet (AM-3) em Barcelos, a mais profunda caverna do hemisfério Sul e a mais profunda do mundo em quartizito com 670 metros de desnível.

Amazonas (AM)

8 cavernas
Saiba mais...

Pará (PA)

1.036 cavernas
Saiba mais...

Rondônia (RO)

1 cavernas
Saiba mais...

Tocantins (TO)

666 cavernas
Saiba mais...

Nesta região, sem dúvida o estado da Bahia vem ganhando destaque por seu imenso e ainda inexplorado potencial espeleológico e também por suas gigantescas cavernas recentemente descobertas. Entre elas, a mais importante é a Toca da Boa Vista (BA-82) atualmente com 92.100 m topografados que a colocam como a maior caverna do hemisfério Sul e a 13ª do mundo. Outras: Bom Jesus da Lapa (BA-46) às margens do rio São Francisco e famosa por suas grutas-santuário; Brejões (BA-1) imenso portal de 110 metros e grandiosas galerias; Gruta do Padre (BA-52) a terceira maior do Brasil onde, em 1987, foi realizado um experimento de permanência subterrânea.

Também merece referência a Chapada Diamantina, uma área de 87 mil km² no coração da Bahia, agora transformada em Parque Nacional, reunindo uma magnífica paisagem de montanhas, cachoeiras, canyons, grutas, penhascos, torres e vales. No Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos mais importantes sítios arqueológicos da América, local onde foi encontrado vestígios de presença humana com mais de 50 mil anos de idade.

No estado vizinho, o Ceará, a Gruta de Ubajara (CE-1) é a maior atração numa região montanhosa recoberta de densas matas tropicais, rios e cascatas.

Alagoas (AL)

6 cavernas
Saiba mais...

Bahia (BA)

953 cavernas
Saiba mais...

Ceará (CE)

72 cavernas
Saiba mais...

Maranhão (MA)

124 cavernas
Saiba mais...

Paraíba (PB)

30 cavernas
Saiba mais...

Pernambuco (PE)

10 cavernas
Saiba mais...

Piauí (PI)

65 cavernas
Saiba mais...

Rio Grande do Norte (RN)

180 cavernas
Saiba mais...

Sergipe (SE)

138 cavernas
Saiba mais...

No Mato Grosso do Sul, a principal referência é o município de Bonito, encravado na Serra da Bodoquena no limite sul do Pantanal, com a impressionante Gruta do Lago Azul (MS-2) cujo nome provém de um profundo lago de águas azuis-turquesa que proporcionam um espetáculo incomparável.

No Mato Grosso, encontramos as cavernas da Chapada dos Guimarães, em rocha arenítica / quartzítica, de beleza singular graças aos lagos existentes em seus interiores e também por serem palco da manifestação da arte pré-histórica do Brasil.

No nordeste de Goiás, a 457 km de Brasília, palco de dezenas de expedições nacionais e outras em conjunto com a França, encontra-se o principal conjunto cárstico de toda a região Centro-Oeste, com grutas enormes rasgadas por rios caudalosos, onde ainda há muita caverna a ser descoberta e explorada.

Distrito Federal (DF)

58 cavernas
Saiba mais...

Goiás (GO)

854 cavernas
Saiba mais...

Mato Grosso do Sul (MS)

176 cavernas
Saiba mais...

Mato Grosso (MT)

142 cavernas
Saiba mais...

Entre os três estados sulinos, o Paraná se destaca pela presença de duas centenas de cavernas, entre as quais a principal é a Gruta da Lancinhas (PR-6). Também merecem referência as Grutas de Bacaetava, do Varzeão e o conjunto Jesuítas/Fadas, no Parque Estadual de Campinhos e as Cavernas de Botuverá em Santa Catarina.

PR
RS
SC

Paraná (PR)

490 cavernas
Saiba mais...

Rio Grande do Sul (RS)

35 cavernas
Saiba mais...

Santa Catarina (SC)

238 cavernas
Saiba mais...

Destacam-se basicamente os estados de Minas Gerais e São Paulo, ambos reunindo a maior e mais importante concentração de cavernas da região. Na região central de Minas, próxima a Belo Horizonte, o referencial é a Gruta do Maquiné (MG-243) não só por ser a primeira gruta iluminada do Brasil, mas também pelas importantíssimas pesquisas paleontológicas desenvolvidas pelo cientista Peter Wilhelm Lund em meados do século passado.

é uma espetacular sucessão de arcos, torres, pontes naturais, paredões e centenas de cavernas que tem na Gruta do Janelão (MG-199) o seu ponto máximo: seus descomunais espaços vazios, suas impressionantes dolinas que a tornam iluminada naturalmente por alguns quilômetros e seus espeleotemas uns delicados, outros gigantescos como a maior estalactite do mundo (28 metros), fazem dela uma caverna única e inesquecível.

Ao sul do estado de São Paulo está o PETAR (Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira) com mais de 200 cavernas entre as quais destacam-se a de Sant'Anna (SP-41) com o salão Taqueupa, classificado entre os mais belos e ornamentados do mundo, Morro Preto (SP-21), Casa de Pedra (SP-9), com o maior pórtico do mundo (230 metros), Ouro Grosso (SP-54), água Suja (SP-25) e outras.

Espírito Santo (ES)

7 cavernas
Saiba mais...

Minas Gerais (MG)

2.718 cavernas
Saiba mais...

Rio de Janeiro (RJ)

34 cavernas
Saiba mais...

São Paulo (SP)

890 cavernas
Saiba mais...